Primeira Habilitação

Primeira Habilitação: um passo a passo para tirar

Você completou 18 anos ou finalmente venceu seu medo de dirigir? É hora de tirar a sua primeira habilitação. Possuir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é uma verdadeira comodidade, já que permite que você possa circular pela cidade de forma muito mais prática, sem que seja necessário depender de transporte público, caronas ou aplicativos. Dirigir seu próprio carro é o sonho de muitas pessoas.

Por se tratar de uma primeira experiência, é muito comum que as pessoas não saibam exatamente como proceder nesse momento, quais são os requisitos para poder adquirir o documento e quais são as etapas desse processo. Tudo de início pode parecer um bicho de sete cabeças, mas na verdade o procedimento pode ser bem simples se você estiver bem informado.

O que é necessário para tirar a primeira habilitação?

Para poder dar entrada em sua primeira habilitação, você precisa ter no mínimo 18 anos, ser penalmente imputável (Ou seja, poder ser responsabilizado por seus atos) e alfabetizado, além de possuir documentação básica (RG e CPF). Ao cumprir esses requisitos você deve procurar uma autoescola que melhor atenda as suas necessidades (proximidades, preços, disponibilidades de tempo, etc) e realizar o cadastro de biometria se dirigindo ao DETRAN do seu estado.

Após esse cadastro, você deverá passar por exames físicos e psicológicos que avaliam se o candidato está apto a dirigir, após isso serão cobradas algumas taxas referentes a todo o procedimento de retirada da primeira habilitação.

Assim que todas as taxas estiverem pagas, é dado o início do curso teórico, onde você aprenderá regras básicas de trânsito, como se portar em situações de emergência entre outros temas. Esse curso possui duração de 45 horas/aula e você deverá realizar uma prova após esse período, que para ser aprovado, é necessário acertar no mínimo 21 das 30 questões disponíveis.

Caso você não alcance a pontuação necessária, você deve refazer o exame em até 15 dias.

Passadas as partes burocráticas e teóricas, o próximo passo em direção à sua primeira habilitação consiste na realização das aulas práticas, que podem se dividir em diferentes cargas horárias de acordo com a categoria que você deseja adquirir.

São 5 categorias de CNH que vão de A até E. As aulas devem duram no mínimo 16 horas diurnas e 4 horas noturnas. Depois de cumprir as horas de aula prática, é hora de realizar o teste final, onde você será avaliado no trânsito.

Foi aprovado? Que maravilha! Agora é hora de comemorar e solicitar a sua PPD (Permissão Provisória para Dirigir) e permanecer com este documento durante um ano, dirigindo de forma responsável.

Importante lembrar que essa não é sua primeira habilitação definitiva. Você só terá direito a ela se durante esse período de um ano você não cometer nenhuma infração grave ou gravíssima ou mais de uma infração média. Por isso é importante sempre estar muito atento e guiar sempre com muita responsabilidade.

Além de correr o risco de perder sua CNH definitiva, conduzir seu veículo de forma imprudente pode colocar a sua vida e a de outras pessoas em perigo. Dirija sempre em segurança. A Quest Multimarcas apoia essa ideia.

Compartilhe já!
Dicas para cuidar bem dos bancos de couro do seu carro
POST ANTERIOR
Setor automotivo e sustentabilidade: É possível coexistir?
PRÓXIMO POST