Em dias quentes não é a mais fácil das tarefas e isso torna o ar condicionado do carro um opcional quase que indispensável.

O que fazer se o ar condicionado do carro não estiver funcionando?

A grande maioria dos motoristas passa boa parte do dia dentro de seus carros e ficar fechado dentro do automóvel em dias quentes não é a mais fácil das tarefas e isso torna o ar condicionado do carro um opcional quase que indispensável.

Dirigir com ar condicionado em uma tarde de verão parece ser a única alternativa para se viajar com o devido conforto. Agora imagine sentar no banco do motorista, dar a partida, ligar o ar condicionado e de repente se dar conta de que este não está funcionando, o que fazer? O que pode causar tal falha? Descubra abaixo.

Como lidar com o ar condicionado do carro que não funciona?

Existem diferentes tipos de ar condicionado do carro, podendo funcionar de maneira analógica ou digital, mas em ambos os casos, não é difícil identificar e resolver problemas.

Mas como essa peça funciona? Um ar condicionado automotivo basicamente trabalha a partir da evaporação de um fluído que tem como função refrigerar ambientes, a evaporação de tal fluído realiza uma troca de temperatura, o que espalha o ar mais frio por toda a cabine do veículo. O mal funcionamento do ar condicionado do carro pode se dar por falhas em suas peças, falta do fluído ou fluído de baixa qualidade.

E como manter o bom funcionamento do ar condicionado do carro?

Observe como está o filtro: O filtro de um ar condicionado automotivo é a peça que garante que o ar que circula pelo veículo seja de qualidade, por isso é importante sempre garantir que este esteja funcionando perfeitamente, inclusive por ser um dos componentes que mais causam falhas. Para evitar maiores problemas, é importante verificar o filtro com frequência para que você possa identificar um mal funcionamento o mais rápido possível e realizar a troca se necessário.

Verifique o compressor: O compressor é uma peça vital para o funcionamento do ar condicionado do carro ocorrer, o que claramente demanda atenção especial. Ao primeiro sinal de que seu ar condicionado não está refrigerando seu veículo, observe primeiramente o compressor e procure um mecânico o mais rápido possível.

Certifique-se de que não está ocorrendo nenhum vazamento de gás: O sistema de um ar condicionado automotivo possui inúmeras mangueiras onde ocorre o transporte de gases que podem se romper com os solavancos e movimentos mais bruscos que um veículo pode realizar. Isso pode causar falhas no funcionamento e colocar o motorista e passageiros em risco.

Observe a parte elétrica: Outro fator que pode ser um causador comum de falhas de um ar condicionado automotivo, é sem dúvida a parte elétrica e muitas delas podem passar despercebidas pelo motorista, o que demanda manutenção e observação regular.

A Quest Multimarcas recomenda que você visite o mecânico regularmente para um check-up completo e com visão profissional para que se garanta o conforto e a segurança de todos que fazem uso do automóvel.

Para mais conteúdos como esse, fique de olho em nosso blog.

Compartilhe já!
Setor automotivo e sustentabilidade: É possível coexistir?
POST ANTERIOR
Conheça o modelo da nova geração do Hyundai HB20 foi anunciado em setembro de 2019 e teve suas vendas iniciadas no final do ano.
Conheça o novo Hyundai HB20X
PRÓXIMO POST