Pneu do carro em desgaste

O pneu do carro gasta apenas de um lado, o que fazer?

Possuir um veículo demanda que o proprietário esteja sempre atento aos detalhes para que seja possível notar qualquer sinal que fuja do funcionamento regular, e neste caso saber como proceder em determinadas situações. Um dos problemas mais relatados pelos motoristas consiste em uma falha no funcionamento do pneu do carro.

Não é incomum que ao observar os pneus, notar que um dos lados está mais gasto do que o outro, provocando desalinhamento no veículo que pode não só comprometer o bom funcionamento desse, como colocar o motorista em risco de acidentes.

Além de ser perigoso trafegar com os pneus “carecas”, é proibido por lei e pode gerar multas.

Mas o que pode causar esse desalinhamento? Como devemos agir em situações como essa? Você pode obter todas essas informações abaixo:

O que pode causar desalinhamento no pneu do carro?

São várias as causas que podem desgastar um dos lados no pneu do carro, a principal delas se dá por conta dos impactos dos automóveis durante os percursos, pequenos buracos, leves batidas, por exemplo. É mais comum que isso aconteça na parte traseira do automóvel.

Pode se observar os desgastes por três ângulos diferentes:

  • Os desgastes no pneu do carro que aparecem na parte central indicam falta de calibração
  • O desgaste nas laterais também indica problemas de calibração e nesse caso é um sinal de subenchimento, ou seja, pressão utilizada abaixo do recomendado de acordo com o fabricante
  • Já os desgastes nas bordas do pneu do carro indicam problemas na suspensão do veículo

Os problemas com a suspensão na maioria das vezes ocorrem por degradação natural de peças específicas como: buchas, batentes, molas e amortecedores. Com essas peças fora dos padrões normais de funcionamento, comprometendo a geometria da suspensão, fatalmente aparecerão problemas de funcionamento nos pneus.

E o que fazer nesses casos?

Ao notar que o pneu do carro está apresentando sinais de desalinhamento, o ideal é buscar por uma oficina mecânica de confiança para que os procedimentos necessários sejam realizados.

Porém, não esqueça, a manutenção preventiva é fundamental e indicada para rodas e balanceamento também, a cada 5.000 km rodados ou a qualquer momento que apareçam sinais de desgaste.

É sempre fundamental que se respeite essa periodicidade para que a qualidade da performance do veículo não seja prejudicada e o motorista possa seguir dirigindo em segurança. Evitar acidentes é dever de todos.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que elas possam ter ajudado. Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como este.

Nossa loja está fechada em cumprimento ao decreto de quarentena devido ao COVID-19. Estamos empenhados no combate ao Coronavírus, porém em nenhum momento paramos de pensar na satisfação dos nossos clientes e amigos e estamos com atendimento online através do whatsapp pelos números 11 95328-2987 | 11 95328-3117. Te esperamos por lá.

#FicaEmCasa

Compartilhe já!
Carro Hyundai
Pensando em adquirir um novo veículo? Conheça as vantagens de um carro Hyundai!
POST ANTERIOR
Carro parado quarentena
O que fazer com o carro parado na garagem?
PRÓXIMO POST