Dicas para cuidar bem dos bancos de couro do seu carro

Quem tem bancos de couro no carro sabe: manter tudo sempre limpinho pode ser um desafio. O material é mais delicado do que os tecidos comuns e alguns fatores de rotina podem facilitar o aparecimento de manchas e desgaste. Mas realizar os cuidados com esse tipo de banco pode ser muito mais simples do que você imagina. Vem conferir!

O que pode causar desgaste e manchas nos bancos de couro?

O próprio uso dos bancos de couro no dia a dia já pode causar desgaste leves, naturalmente. Dependendo do tipo de tingimento de alguns tecidos das roupas que usamos (sendo o jeans um dos mais comuns), em contato com o suor do corpo, pode criar pequenas manchas por conta da própria rotina de uso do veículo e quando acumuladas podem tornar o desgaste maior.

Quem costuma circular com crianças pequenas em seus automóveis também corre risco de manchas, se elas tiverem o hábito de comer dentro do carro. É super comum que uma criança derrube um pouco de suco ou algum doce daqueles que fazem “aquela meleca” nos bancos.

Por mais que os bancos de couro sejam propensos a manchas, estes também são muito fáceis de se limpar, o que é fator crucial na escolha desse material por muitos proprietários, além da sofisticação e valorização do veículo, é claro.

Mas como fazer a limpeza dos bancos de couro?

Limpar o banco de couro do seu carro é uma tarefa bastante simples e não demanda o uso de materiais muito caros, o que faz com que os cuidados necessários sejam também bastante econômicos, normalmente, um pano úmido pode ser o suficiente para deixar tudo limpinho, mas em casos de  sujeiras mais difíceis é necessário o uso de produtos neutros e também é importante fazer tudo dentro de um passo a passo.

Pegue um pulverizador e dentro dele monte a seguinte solução: 200ml de água e uma colher de chá de detergente neutro, após a mistura, basta espirrar a solução nos bancos de couro e esfregar com uma esponja de cozinha.

Outro produto baratinho e que pode parecer um pouco inusitado, mas é um grande aliado na limpeza de um banco de couro (mas não funciona exatamente em couro sintético) é o creme hidratante para a pele.

Isso mesmo! Com um produto simples que você encontra em qualquer farmácia e na maioria dos supermercados, você cria uma camada protetora no banco que prolonga a durabilidade do material.

O que evitar?

Assim como existem produtos que podem ser altamente eficientes para limpar seu banco de couro, também existem aqueles que não são indicados, pois podem até mesmo prejudicar o material, são eles: lustra móveis, produtos de limpeza não neutros e abrasivos. Algumas situações como excesso de exposição à luz solar e de ar condicionado também podem ser prejudiciais.

Investir em bancos de couro no seu carro pode valer a pena, e como você pode ver a manutenção deles pode ser muito mais fácil do que você imagina!

Para ficar por dentro de mais dicas como essa, basta continuar acessando nosso blog!

Compartilhe já!
Projetada para dar o máximo de controle ao motorista, a direção elétrica é um dos sistemas de direção mais modernos encontrados no mercado automobilístico.
O que fazer se se a direção elétrica do seu carro estiver pesada
POST ANTERIOR
Primeira Habilitação
Primeira Habilitação: um passo a passo para tirar
PRÓXIMO POST