Cuidados para manter a pintura do seu carro

Ao comprar um carro cuidamos para que tudo dê certo e que a vida do automóvel seja longa, mas até para eles a lataria bonita chega ao fim, ou então, algum acidente acaba provocando o desgaste da pintura.

Exposições climáticas como chuva, calor, ventos, poluição, folhas de árvore, dejetos de pássaros contribuem para descamação da tinta. Até mesmo o produto que você utiliza para lavar o carro em casa pode contribuir para o descasque e alteração de cor.

O que não fazer

Algumas medidas podem ser evitadas para que a durabilidade seja maior. Ao lavar o carro em casa não use produtos com base em querosene, sabão em pó ou solvente para lavagem. Apesar de serem eficazes na limpeza, estragam a pintura. Opte por produtos neutros, como detergente ou xampu próprio para lataria. Excute a lavagem na sombra, o sol prejudica a tonalidade quando entra em contato com os produtos.

Recomenda-se que o polimento seja feito uma vez ao ano para reparar manchas, riscos e devolver o brilho original do veículo.

O espelhamento de pintura é uma técnica mais delicada que o polimento e tem como objetivo nivelar a camada de verniz. O procedimento é indicado para quem deseja dar brilho ao carro. Essa técnica de espelhamento pode ser feita com líquidos e massas, permitindo a revitalização da pintura e do acabamento.

Para os carros de pintura fosca os cuidados são menores, só a lavagem com produtos próprios para lataria e neutros são o suficiente. Porém, quem escolhe esse tipo de pintura pode estar sujeito a danos mais aparentes, já que as cores foscas evidenciam mais.

Conheça alguns mitos e verdades sobre esse tema:

Mito:

  • A cor branca não fica amarelada conforme o tempo, tudo vai de quantas vezes lava o carro;
  • Receitas caseiras com óleo de mamona e querosene não auxiliam na preservação da pintura, pelo contrário, pode danificar ainda mais;
  • Ao contrário do que dizem, existem sim técnicas de lavagem, começar a lavar de cima para baixo é uma dela.

Verdades:

  • As pinturas sólidas tendem a queimar mais rápido devido aos elementos químicos que compõe a cor do carro;
  • Lavar o carro com frequência evita o desgaste com a pintura;
  • Ao lavar o veículo em casa é necessário abrir o capô para secagem completa das grades.
Compartilhe já!
Corridas curtas prejudicam o motor
POST ANTERIOR
As Placas Mercosul já estão em vigor em São Paulo
PRÓXIMO POST

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *