História da Hyundai

Conheça um pouco da história da Hyundai e como a marca chegou onde está hoje

Até mesmo quem não está muito inteirado no universo automobilístico já ouviu falar pelo menos uma vez sobre a Hyundai. E não é pra menos! Nos últimos anos a marca alcançou o status de montadora que mais cresce no mundo, cumprindo o objetivo estabelecido de se tornar uma das 5 maiores marcas de veículos no planeta até o ano de 2010. Mas como que essa marca chegou a esse patamar? Você conhece a história da Hyundai? Se não conhece, hoje você vai saber um pouco sobre essa grande trajetória.

A história da Hyundai

A história da Hyundai começa há mais de 50 anos, mais precisamente em 29 de dezembro de 1967, quando a montadora oficialmente nasceu. O nome Hyundai já existia havia 20 anos na época, por conta do conglomerado no qual a montadora fazia parte, Hyundai Engineering and Construction Company, fundado pelos irmãos Chung Ju-Yung e Se-Yung Chung, ambos sul-coreanos.

O principal desafio era poder competir com os mercados que eram dominantes na época (Europa, Estados Unidos e Japão). Para isso a marca que leva modernidade em seu nome (Hyundai vem da palavra coreana hyeondae, que significa modernidade) teria de entender melhor o mercado mundial e absorver as tecnologias usadas mais eficientes.

No ano de 1968, a Hyundai conseguiu a licença para fabricar alguns modelos da Ford para que estes fossem vendidos no mercado interno coreano isso seguiu como atividade exclusiva da montadora até 1974, quando a Hyundai lançou seu primeiro carro totalmente desenvolvido por ela. O Pony.

O Pony utilizava de algumas tecnologias japonesas que são usadas por marcas como a Mitsubishi e foi apresentado ao público no salão de Turin, na Itália, em uma sessão destinada a modelos mais populares.  O primeio modelo totalmente da Hyundai ganhou exportação dois anos após seu lançamento.

Após isso, a história da Hyundai começa a apresentar mais crescimento, novos modelos foram surgindo, como o sedã Stellar e o Excel, que começou a ser vendido nos Estados Unidos a partir do ano de 1986, esse momento marca a entrada na Hyundai no maior mercado consumidor do mundo, uma verdadeira oportunidade de ouro para a montadora sul-coreana.

O veículo foi bem aceito ente o público americano, mas enfrentou alguns problemas de queda de vendas após alguns problemas de controle de qualidade que levaram a necessidade de recall de algumas peças. Isso tudo acabou gerando uma crise de imagem para a marca, mas isso logo seria superado.

Em 1991, a Hyundai conseguiu mais um grande marco em sua história: o primeiro motor feito 100% em fabricação própria, batizado de Alpha. O Alpha marca o início de uma marca tecnologicamente independentes e da volta por cima em relação à crise citada acima. O sucesso do motor Alpha foi tanto que logo a Hyundai estava vendendo para marcas como a Mitsubishi que antes era a sua fornecedora.

Em 1997, a marca teve sua estreia definitiva no continente europeu por conta da inauguração de uma fábrica na Turquia. No final da década do1990, a marca estava crescendo muito, mas ainda não havia conseguido se livrar totalmente de sua imagem associada à má qualidade. Nesse momento nasce uma estratégia altamente eficiente: o investimento em design.

Isso, somado a outras estratégias de marketing fez com que a visão da marca fosse totalmente alterada e os consumidores passaram a associar Hyundai a produtos de altíssima qualidade. Nos anos 2000 a montadora passou por um grande crescimento, foi quando o objetivo de se tornar uma das maiores empresas automobilísticas do mundo surgiu.

Para isso, foi necessário muito trabalho duro e muitas mudanças drásticas no funcionamento interno da empresa fizeram com que a história da Hyundai esteja em um de seus capítulos mais prósperos e positivos.

Gostou dessa curiosidade? Para mais conteúdos como esse, continue acessando nosso blog.

Compartilhe já!
Conheça o modelo da nova geração do Hyundai HB20 foi anunciado em setembro de 2019 e teve suas vendas iniciadas no final do ano.
Conheça o novo Hyundai HB20X
POST ANTERIOR
Carro Hyundai
Pensando em adquirir um novo veículo? Conheça as vantagens de um carro Hyundai!
PRÓXIMO POST