As Placas Mercosul já estão em vigor em São Paulo

Em 2019 foi possível acompanhar inúmeras notícias sobre a mudança na forma de emplacamento de veículos, onde as já velhas conhecidas dos motoristas, as placas cinzas serão substituídas pelas placas Mercosul, as trocas acontecerão por conta de alterações na legislação federal de trânsito, onde as PIVs (placas de identificação veicular) deverão atender ao padrão já adotados por outros países do bloco econômico, como Argentina e Uruguai.

Dessa maneira, os veículos brasileiros poderão ser reconhecidos e válidos também nesses países, o objetivo é fazer com que haja um padrão entre os veículos nos membros do Mercosul.

Essa mudança estrou em vigor do dia 31 de janeiro deste ano e como na maioria das alterações que envolvem legislação, muitas pessoas estão em dúvida sobre como proceder nessa situação. Em que casos as placas Mercosul são obrigatórias, o que muda na forma de identificar o veículo. Você poderá esclarecer essas questões abaixo:

Em que casos as placas Mercosul são obrigatórias?

Se você deseja saber se seu veículo precisa passar pelo novo emplacamento, confira se seu caso se encaixa em alguma das situações da seguinte lista:

  • Carros 0 km que precisam passar pelo primeiro emplacamento;
  • Alterações na categoria do automóvel;
  • Mudança de cidade ou estado;
  • Em casos de roubo, furto, extravio ou danos na placa (incluindo danos à tarjeta e ao lacre da placa traseira);
  • Placas reprovadas em vistorias veiculares
  • Em situações onde é necessário instalar uma nova placa traseira.

Para os motoristas que não se encaixam nos casos citados acima e desejam voluntariamente trocas suas placas, isso já é possível, mas é importante que haja ciência da obrigatoriedade de vistorias e da emissão de uma nova documentação do veículo (CRV) e dos custos que esses procedimentos podem implicar. Quem deseja manter a placa cinza até o momento do seu sucateamento, essa opção também é possível.

Para realizar a troca de sua placa, acesse o site do Detran e encontre empresas credenciadas para a realização desse procedimento em todo o estado de São Paulo.

O que muda?

O modelo das placas Mercosul possui algumas características básicas que diferenciam das placas cinzas atuais. Nas novas placas, serão inseridos sete caracteres, sendo quatro letras e três números dispostos na seguinte ordem: letra, letra, letra, número, letra, número, número.

As placas também terão o logo do Mercosul e a identificação de país, estado e cidade. Por fim, o lacre será substituído por um QR code.

No blog da Quest multimarcas você fica informado, esclarece suas dúvidas, aprende sobre as placas Mercosul e trata seu veículo como ele merece. Continue nos acompanhando para novos conteúdos como esse.

Compartilhe já!
Cuidados para manter a pintura do seu carro
POST ANTERIOR
Meu carro quebrou, e agora?
PRÓXIMO POST